Quero ser cliente

Cuidados com a Pele

Publicado em 25/07/2013
Imagem do Artigo Cuidados com a Pele

Qual é a importância da pele?

A pele é o maior e o mais visível órgão do corpo e um dos mais complexos porque interage com muitos outros órgãos.

Sua principal função é agir como um escudo que protege suas estruturas internas das agressões externas: doenças, infecções e fatores ambientais como sol vento e chuva. Sua pele também tem um papel importante na sua aparência.

Cuidando da sua pele, você a ajuda a fazer seu papel.

Devo visitar um dermatologista?

Deve-se visitar um dermatologista toda vez que se tiver sintomas de problemas de pele. Até mesmo se você nunca teve problemas de pele, é uma boa idéia consultar um dermatologista quando adulto. Praticamente todas as pessoas têm algum tipo de problema de pele durante a vida. A barreira protetora da pele pode falhar devido a idade, doenças ou outros fatores. Seu dermatologista pode ajudá-lo a ficar atento para os efeitos a longo prazo relacionados à idade, fatores ambientais e doenças e também a ajudar a prevenir problemas de pele.

Doenças de pele

Acne

Acne é o nome dado para poros entupidos, cravos, espinhas e cistos que ocorrem na parte superior do corpo. A acne atinge principalmente adolescentes, mas adultos também podem ter essa dermatose. Tratamentos clínicos podem ajudar a evitar cicatrizes indesejáveis.

Pé de atleta (ou frieira):

Uma infecção fúngica (micose) causa o pé de atleta. Umidade, como transpiração e sapatos fechados constituem o ambiente perfeito para os fungos crescerem nos seus pés.

Herpes simples:

O vírus herpes simples pode causar vesículas ("bolinhas de água") em praticamente qualquer lugar do corpo. O vírus tem 2 tipos, um tende a acometer a região da boca e nariz e o outro freqüentemente ocorre nas nádegas e genitais.

Perda de cabelos:

Pode ocorrer devido a várias razões, a mais comum delas é a calvície hereditária. Novos remédios podem ajudar a reduzir a calvície em algumas pessoas. Outra opção de tratamento é o transplante capilar.

Urticária:

Consistem em manchas avermelhadas (como 'vergões") que podem aparecer em qualquer parte da pele. Duram algumas horas e desaparecem. Essas manchas geralmente coçam e queimam. Reações alérgicas a comidas, remédios e outros alérgenos podem causar urticária.

Problemas de unhas:

Problemas com as unhas das mãos ou dos pés podem ser um sinal de problema de saúde, Procure um dermatologista se sua unha estiver grossa, endurecida, dolorosa ou com alteração de cor.

Psoríase:

É uma doença de pele crônica. Ocorrem placas avermelhadas, espessadas e com escamas prateadas principalmente no couro cabeludo, cotovelos, joelhos e região lombar.

Verrugas:

São causadas por vírus. As localizações mais freqüentes são: mãos, pés (região plantar - "olho de peixe") e genitais.

Dicas:

Dicas e Novidades

Curta a Medic Saúde e Seguros


Operadoras e Seguradoras