Quero ser cliente

Os músculos do corpo

Publicado em 02/12/2016
Imagem do Artigo Os músculos do corpo
Responsáveis por nos locomovermos e fazermos nossas atividades cotidianas, os músculos são básicamente uma rede de tecidos que controlam a movimentação do corpo.
Só para nos locomover, movimentamos mais de centenas deles. Essas atividades que estão baseadas em sorrir, sentar, correr, ficar em pé, só ocorre devida a contração e relaxamento dos músculos. Células presentes nos próprios, ajudam a contrair e depois relaxá-los para o tamanho real. Um músculo é capaz de levantar até mil vezes seu próprio peso. De acordo com cálculos realizados por cientistas, os músculos de um homem têm força suficiente para levantar 25 toneladas.
Em nosso corpo temos cerca de 650 músculos esqueléticos, divididos em dois tipos, músculos lisos e músculos cardíacos. Os músculos lisos são músculos involuntários, pois se encontram presentes em órgãos internos do corpo como o sistema digestivo e sistema respiratório, então não temos controle sobre eles pois são controlados diretamente pelo sistema nervoso do corpo.
Já os músculos cardíacos como o nome sugere, são músculos presentes apenas no coração. Eles são capazes de contrair os músculos esqueléticos, como alongamento e também como os músculos lisos. Por serem voluntários, nós não temos temos qualquer controle sobre eles.

Dicas e Novidades

Curta a Medic Saúde e Seguros


Operadoras e Seguradoras