Quero ser cliente

A importância de doar sangue

Publicado em 11/11/2016
Imagem do Artigo A importância de doar sangue
Produzido pela medula óssea o sangue é um tecido conjuntivo que realiza diversas funções no organismo. É composto por plasma, glóbulos brancos, glóbulos vermelhos, hemácias, plaquetas, sais, vitaminas, água e fatores de coagulação. 
A doação de sangue é um ato espontâneo e voluntário, que permite a retirada de uma quantia de sangue para beneficiar as pessoas que necessitam receber sangue por qualquer motivo.
Por sua ausência se resultar em morte, o sangue é um tecido de extrema importancia e que infelizmente ainda não foi encontrado um substituto para ele.
O voluntário que se dispor a fazer a doação deve se encaixar nos seguintes requisitos:
- Ter uma saúde estável
- Ter acima de 18 anos
- Ter um peso superior a 50 kg
- Não estar grávida
- Não estar em jejum
- Não estar doente ou com febre
- Não possuir hepatite B ou C, Aids, Doença de Chagas ou Malária 
- Não utilizar drogas injetáveis e outros.
Os procedimentos se iniciam primeiramente com um cadastro pessoal onde após o cadastro é concedido uma carteirinha de doador, logo em seguida o doador é conduzido a um profissional onde verificará seu peso, os batimentos cardíacos e a pressão arterial do voluntário. Depois é submetido a exames e à triagem clínica, onde responde perguntas importantes sobre sua condição física. 
A bolsa de 450 ml de sangue retirado é conduzida ao fracionamento, onde ira se separar em até quatro componentes (hemácias,plasmas,plaquetas e fatores de coagulação) e em seguidas conduzidos ao local de armazenamentos e ficarão até ser necessária a sua utilização.
O doador não é prejudicado ao fazer esse tipo de atividade e é aconselhável após o procedimento evitar esforço físico no, manter o curativo por até quatro horas, não fumar nas primeiras duas horas e não ingerir bebidas alcoólicas nas próximas doze horas.

Dicas e Novidades

Curta a Medic Saúde e Seguros


Operadoras e Seguradoras