Quero ser cliente

Dia Nacional do Doador de Sangue

Publicado em 16/11/2015
Imagem do Artigo Dia Nacional do Doador de Sangue

Para homenagear aos doadores de sangue, em 30 de junho de 1964, pelo presidente Castello Branco, foi promulgado que dia 25 de Novembro seria o Dia Nacional do Doador de Sangue, para todos os voluntários que tem seu sangue coletado para ajudar pacientes que precisam de uma transfusão.

Com tamanha responsabilidade carregada, existem alguns requisitos para que uma pessoa possa se tornar doadora de sangue. É necessário ser maior de idade, isto é, 18 anos. Além disso, o doador deve ter peso superior a 50kg, não estar grávida, não ter feito tatuagens recentemente, estar alimentado (sem alimentos gordurosos), e deve estar descansado (dormido pelo menos durante seis horas na noite anterior). É muito importante, então, que todos os itens sejam atendidos com extrema cautela, pois a transfusão é necessária para salvar diversas vidas.

Em 2011, Orestes Golanoyski foi declarado o maior doador de sangue do Brasil, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde). Ele doou sangue até completar 65 anos, a idade máxima para que o indivíduo doe seu sangue.

Dicas e Novidades

Curta a Medic Saúde e Seguros


Operadoras e Seguradoras