Quero ser cliente

Dia do Cirurgião Dentista

Publicado em 06/10/2015
Imagem do Artigo Dia do Cirurgião Dentista

No Brasil, o Dia Nacional do Cirurgião-Dentista foi estabelecido como 25 de outubro, quando se comemora a criação da primeira faculdade de odontologia (Medicina e Arte Dentária), na Bahia.


Até o século XIX a prática da odontologia era efetuada por cirurgiões e barbeiros, quando físicos e médicos europeus começaram a exercer a profissão no Brasil. As atividades resumiam-se à extração dos dentes sem anestesia (não havia sido inventada), curativo de fístulas dentárias, tratamento das cáries com aplicação de remédios tópicos. Contudo, ainda no século XVIII dentes extraídos já eram substituídos por postiços, presos aos naturais com grampos de metal.

Os postiços eram humanos ou talhados em osso, marfim ou massa endurecida. Os de porcelana só apareceram no século XIX, juntamento com o preenchimento das cáries com chumbo, a plicação de pivôes e dentaduras. A profissão está ligada à história brasileira devido ao alferes Joaquim José da Silva Xavier, devido à sua atuação na [Inconfidência Mineira.

Adquira um plano de saúde odontológica na Medic Saúde e mantenha seu sorriso sempre belo e saudável.

Dicas e Novidades

Curta a Medic Saúde e Seguros


Operadoras e Seguradoras