Quero ser cliente

Colesterol

Publicado em 25/07/2013
Imagem do Artigo Colesterol

O que é Colesterol?

Colesterol é um tipo de gordura produzida pelo fígado. É encontrada em ovos, carnes, derivados de leite e alimentos ricos em gorduras saturadas (frituras). As gorduras do sangue (ou lipídeos) são compostos principalmente pelo Colesterol (o HDL, chamado de bom colesterol, LDL, chamado de o mau colesterol) e pelos Triglicerídeos.

Consequências

Com o colesterol em níveis elevados, ocorre o depósito de gordura nas paredes dos vasos que conduzem o sangue, onde há a formação de placas, consequentemente entupimento (obstrução) deles.

Taxas altas de colesterol são os principais fatores de risco de doenças cardiovasculares, pois podem causar infarto, derrame cerebral, insuficiência renal, cegueira gangrena e outras afecções.

Existem sintomas?

O grande perigo do colesterol alto é que ele não apresenta qualquer sintoma. Apenas em alguns casos onde o quadro clínico esteja muito elevado, o colesterol alto pode ser detectado através de sintomas. Logo, é de extrema importância realizar exames de laboratório periódicos para checar as taxas de colesterol no sangue.

Quando devo medir o colesterol?

Geralmente não há sinais ou sintomas que indiquem se o colesterol está alto ou não. Por isso, recomenda-se que todos façam um exame do colesterol a partir dos 20 anos de idade. Este exame deve ser repetido, pelo menos, a cada 5 anos. Logicamente, quem já faz algum tipo de tratamento, deve verificar junto ao seu médico a frequência com que se deve fazer o exame do colesterol.

Consuma alimentos saudáveis:

Evite:

Dicas e Novidades

Curta a Medic Saúde e Seguros


Operadoras e Seguradoras